A gestão emocional permite-nos regular todas as emoções que nos desencadeiam impulsos. Ao ampliarmos a nossa capacidade de auto-observação e consciência conseguimos, mais facilmente, pensar antes de agir.

Existem várias técnicas que nos ajudam a aprender a gerir melhor as nossas emoções, partilho contigo algumas das que mais utilizo ao longo do dia:

1- Respirações

Diariamente faço exercícios de respiração, que considero simples e fáceis. Integro os exercícios na minha rotina matinal e mesmo quando estou a conduzir, ou na fila do supermercado, e por vezes quando quero fazer pausas do trabalho que estou a desenvolver. Uma das respirações que gosto de fazer é: inspirar pelo nariz e conto até 3, expirar pelo nariz e conto até 6, durante 5 a 7 ciclos.

2- Meditação

Sempre que possível em 2 momentos distintos do dia faço meditação, ao acordar e após almoço, e algumas vezes ao final da tarde. Mediante o nível de cansaço e tempo disponível adapto a duração da meditação. Uma meditação simples que podes fazer em qualquer lugar é observar, apenas e unicamente, a respiração. Ao aparecer pensamentos, dizer mentalmente são apenas pensamentos, tal como as nuvens seguem o seu caminho.

3- Prática da Gratidão

Diariamente, escrevo 5 a 10 situações pelas quais estou grata, no meu diário – Diário Life.

A minha prática matinal conta, também, com momento de gratidão. 

Ao início pode parecer desafiante listar pelo que estamos gratos/as, uma possibilidade é usar os dedos da mão e ires dizendo sempre que te lembras de algo importante e valioso do teu dia. Como por exemplo, a possibilidade de ter alimentos para fazer as refeições, estar saudável, fazer viagens tranquilas, acordar e ver o que está em redor.

4- Observar as emoções

Observar o que sinto permite-me ganhar consciência do meu estado emocional e investigar a possível mensagem do que estou a sentir. Uma forma para treinar esta parte é escrever as emoções mais presentes ao longo do dia.

Considero que todas as emoções têm mensagens para nos dar, por isso aceito o que sinto e procuro saber mais sobre o que posso melhorar em mim, para me sentir alinhada com as emoções que pretendo ter mais presentes.

A gestão dos nossos estados emocionais começa dentro de nós, com pequenos passos conseguimos.

Boa gestão emocional 🙂

X